domingo, 19 de fevereiro de 2012

Messi dá show à parte para Vettel, faz quatro, e Barça passeia sobre Valencia

Goleada por 5 a 1 só não foi maior por conta de grande atuação do goleiro brasileiro Diego Alves. Diferença para Real Madrid volta a ser de dez pontos

O bicampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel, e sua namorada estavam nas arquibancadas do Camp Nou. Mas em dias de jogos do Barcelona é mesmo muito difícil tirar o brilho de Lionel Messi. O craque argentino deu mais um show e, com quatro gols, comandou a goleada de virada por 5 a 1 sobre o Valencia, neste domingo, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol. O também hermano Pablo Piatti abriu o placar para os visitantes, enquanto Xavi fechou o placar nos acréscimos.

Messi segue encantando todo o planeta bola e está a 13 gols de se tornar o maior artilheiro do Barça


Estatísticas impressionam

Messi, que chegou aos 27 gols na competição, apenas um atrás do português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, também atingiu importante marca, tornando-se o mais jovem a atingir 200 jogos em Campeonatos Espanhóis – com 24 anos e 240 dias de idade. Esta também foi a segunda vez em sua carreira que fez quatro gols em um só confronto – a primeira havia sido diante do Arsenal, pelas quartas de final da Liga dos Campeões de 2009/2010.

Na atual temporada, o astro acumula 42 gols em 40 jogos, com direito ainda a 19 assistências, e está próximo de quebrar novo recorde. Com 222 gols no total, a diferença para César, o maior artilheiro da história do clube, é de apenas 13 tentos. A expectativa é de que ele alcance o topo dos goleadores catalães até maio, quando terão fim todos os campeonatos de 2011/2012.

E o camisa 10 só não anotou mais por conta de uma grande atuação de Diego Alves. Convocado por Mano Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Bósnia, no próximo dia 28, na Suíça, o ex-goleiro do Atlético-MG evitou o que seria uma catástrofe ao fazer grandes defesas, principalmente no primeiro tempo.

Além de Diego Alves, o atacante Jonas foi outro brasileiro que começou jogando. Do lado mandante, o lateral-direito Daniel Alves estava suspenso e deu lugar ao jovem Montoya. Adriano, também chamado por Mano, e Thiago Alcântara, naturalizado espanhol, ficaram no banco de reservas – o filho de Mazinho ainda entrou nos minutos finais.

Josep Guardiola em raro momento de irritação na
goleada do Barcelona
Desta forma, os catalães voltam a ficar a dez pontos do líder Real Madrid na tabela de classificação (61 a 51). Restam agora 15 partidas, entre elas o Superclássico no Camp Nou – e 45 pontos em jogo –, o que ainda alimenta as esperanças de um tricampeonato por parte do time comandado por Josep Guardiola.

Diego Alves x Barcelona

Apesar do massacre, o Valencia foi quem saiu na frente logo aos oito minutos. A defesa do Barça cochilou e Piatti apareceu livre após cruzamento para deixar o seu. Os catalães já pressionavam quando chegaram ao empate, aos 21. Pedro cruzou da esquerda, Rami falhou ao tentar dominar e deixou limpa para Messi.
Avassalador, o Barça precisou de cinco minutos para virar o placar. Aos 26, Iniesta enfiou linda bola para Abidal, que cruzou para Messi escorar. Diego Alves fez a defesa no primeiro lance, mas o próprio argentino concluiu na sequência.

Àquela altura o duelo já era claro: a zaga do Valencia cedia espaços e deixava Diego Alves com a missão de salvar todas. Algumas ele conseguiu, outras contou com a ajuda da trave, como em finalização de Fábregas após passe magistral de Iniesta. Por sorte e competência do brasileiro, o primeiro tempo terminou apenas com a vantagem mínima para os donos da casa.

Messi venceu Diego Alves no segundo gol e em outra três oportunidades: brasileiro teve boa atuação


Messi, soberano

O panorama seguiu o mesmo na etapa final, quando em três minutos novamente Diego já havia trabalhado em duas oportunidades. É bem verdade que o Valencia assustou com Feghouli, aos 21 minutos, mas o poder de ditar o ritmo de jogo era dos catalães.

O terceiro saiu aos 30. Tello, que havia entrado no lugar de Pedro, fez boa jogada pela esquerda e chutou com força. Diego deu rebote e Messi apareceu para conferir. Mas ainda faltava um dele: aos 39, Busquets deu bonito passe em contra-ataque e colocou o argentino frente a frente com o maior adversário da noite. Uma cavadinha resolveu tudo.

Ainda houve tempo para Xavi, nos acréscimos, aproveitar falha de Rami e dar números finais à goleada. Quando quer o Barcelona sabe mesmo impressionar.

Vettel e a namorada foram ofuscados pelo show de Messi no Camp Nou 


Nenhum comentário:

Postar um comentário