sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pesadelo de Messi: craque terá sétima chance em um ano de bater Courtois

Jogador do Barcelona acumula seis desafios - sem ganhar ou marcar - diante do goleiro do Atlético de Madrid na temporada 2013/2014

Messi achou alguém para dividir a responsabilidade contra a Suíça. Autor de quatro gols na primeira fase da Copa do Mundo, praticamente carregou nas costas a Argentina, que se classificou em primeiro do Grupo F. Fez um sobre Bósnia (2 a 1) e Irã (1 a 0) e dois sobre a Nigéria (3 a 2). Em todos, seu time terminou vencedor. Nas oitavas de final, saiu dos seus pés uma jogada individual que culminou no chute certeiro de Di María na prorrogação. E talvez ele precise mais do companheiro contra a Bélgica, no sábado, no Mané Garrincha. Pelo menos, baseando-se no confronto recente com o goleiro Courtois em território espanhol.

Tanto Di María quanto Messi estão acostumados a esbarrar com o goleiro belga, seja na Liga dos Campeões ou nos torneios nacionais. Camisa 1 do Atlético de Madri, ele trava duelos com os argentinos desde 2011. Chamam a atenção os números da última temporada. Messi passou em branco em todas as seis vezes (cinco empates e uma derrota) que seu Barcelona cruzou com Courtois (veja no vídeo acima uma cobrança de falta pela Liga dos Campeões). Aí surge o clássico madrileno para aliviar a barra do ex-melhor do mundo.

É quando aparece Di María. O compatriota conseguiu furar o bloqueio na temporada atual - e também em 2012/2013 e 2010/2011. Pela Copa do Rei, na vitória por 3 a 0 do Real, ele deixou o seu. Fora o título da Liga dos Campeões em cima do Atlético, que eliminou o Barça nas quartas de final, e Angel foi eleito o melhor em campo, apesar de não balançar as redes.

Pai de Di María, Miguel já alertou para o talento de Courtois e o apontou como principal destaque do adversário das quartas de final.


- É uma partida difícil e a Bélgica tem um grande goleiro, que é o principal para um time. Já o conhecemos muito bem, joga no Atlético de Madri

Histórico mais otimista

Courtois fez 12 defesas na Copa do Mundo. Di María, por sua vez, é o segundo que mais chutes acertou: 19. Messi mandou oito finalizações no gol. Acertou quatro na rede. No histórico contra o goleiro na temporada 2013/2014, não conseguiu passar pelo belga, mas nem sempre foi assim. E anos anteriores podem servir de motivação para o camisa 10.

Em 2012 ele fez dois na goleada por 4 a 1 e um na vitória por 2 a 1. Em 2011, foram três no 5 a 0. Todos válidos pelo Campeonato Espanhol. Qual Messi será visto nas quartas de final conta a Bélgica: o que sabia como vencer Courtois ou o que vive jejum contra o goleiro?

Messi fez seis gols em Courtois entre 2011 e 2012, mas passou em branco nos últimos sete jogos

MESSI x COURTOIS
2014
Barcelona 1 x 1 Atlético de Madri (Campeonato Espanhol)
Atlético de Madri 1 x 0 Barcelona (Liga dos Campeões)
Barcelona 1 x 1 Atlético de Madri (Liga dos Campeões)
Atlético de Madri 0 x 0 Barcelona (Campeonato Espanhol) - entrou no segundo tempo

2013
Barcelona 0 x 0 Atlético de Madri (Supercopa)
Atlético de Madri 1 x 1 Barcelona (Supercopa)
Atlético de Madri 1 x 2 Barcelona (Campeonato Espanhol)

2012
Barcelona 4 x 1 Atlético de Madri (Campeonato Espanhol) - dois gols do Messi
Atlético de Madri 1 x 2 Barcelona (Campeonato Espanhol)  um gol do Messi

2011
Barcelona 5 x 0 Atlético de Madri (Campeonato Espanhol) - três gols do Messi

Di Maria tem números melhores neste ano: duas vitórias em três jogos e um gol marcado

DÍ MARIA X COURTOIS
2014
Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madri (Liga dos Campeões)
Atlético de Madri 2 x 2 Real Madrid (Campeonato Espanhol)
Real Madrid 3 x 0 Atlético de Madri (Copa do Rei) - um gol de Di María

2013
Real Madrid 0 x 1 Atlético de Madri (Campeonato Espanhol)
Real Madrid 1 x 2 Atlético de Madri (Copa do Rei)  - entrou aos 91 minutos
Atlético de Madri 1 x 2 Real Madrid (Campeonato Espanhol) - um gol de Di María

2012
Real Madrid 2 x 0 Atlético de Madri (Campeonato Espanhol)
Atlético de Madri 1 x 4 Real Madrid (Campeonato Espanhol)

2011
Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madri (Campeonato Espanhol) - um gol de Di María

Nenhum comentário:

Postar um comentário