sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

'Sem querer', Xavi dispara contra o Real Madrid: 'Eles não sabem perder'

Em conversa informal antes de gravação para a TV, meia do Barça faz críticas ao rival, e diz que Lass Diarra costuma fazer faltas como um animal

Declarações de Xavi podem aumentar tensão na
seleção espanhola
O meia Xavi colocou mais fogo na conturbada relação entre jogadores do Barcelona e do Real Madrid. Após o empate em 2 a 2 nesta quarta-feira, em jogo que classificou o Barça para as semifinais da Copa do Rei, o jogador participou de uma entrevista para o canal de TV oficial do clube. Antes de entrar no ar, os jornalistas começaram a questioná-lo em um bate-papo informal. Relaxado e sem saber que estava sendo gravado, o espanhol disparou:

- Os jogadores do Real Madrid são o cúmulo, eles não sabem perder.

O jornal "El Mundo" teve acesso ao vídeo e o divulgou, causando alvoroço entre os meios de comunicação da Espanha. Ainda antes da gravação, um dos jornalistas perguntou se os merengues estavam mais esquentados que de costume, e o meia confirmou a hipótese levantada pelos apresentadores.

- Sim, sim, sim. Agora no vestário estavam "ah..." (neste momento, Xavi gesticulou imitando as reclamações dos rivais).

O volante Lass Diarra acertou uma entrada dura em Messi no fim do primeiro tempo e poderia ter levado o segundo cartão amarelo. O árbitro ignorou, mas Xavi fez uma crítica severa ao jogador do Real.

- Foi claríssimo. Ele (o árbitro) não queria apitar e eu disse isso a ele. Ele tinha acabado de mostrar um cartão para o Messi e tinha que ter mostrado para o Lass, que seria o segundo, e expulsá-lo. Mas a culpa é do jogador, que faz entradas como um animal - concluiu.

Com o programa no ar, o meia do Barcelona foi mais comedido em suas declarações, afirmando que nem sempre o Barça pode jogar maravilhosamente bem, e que gosta de jogar esse tipo de partida.

Barcelona entra em ação

O Barcelona confirmou que vai investigar a divulgação das declarações. Um porta-voz do clube catalão disse à "Agência Efe" que a diretoria está analisando os fatos e pediu a colaboração da Mediapro, empresa encarregada pela produção do canal.

Leo Messi, na capa da revista Time

O Norte revista americana escolheu Leo Messi FC Barcelona a apresentar na capa de sua edição de Fevereiro. A revista estará à venda em todo o mundo neste domingo, 29 de janeiro É a primeira vez que um jogador de futebol tem apareceu na capa da revista, outros atletas que têm aparecido na capa são Tiger Woods, Michael Jordan e Muhammad Ali, entre outros


Messi continua fazendo história dentro e fora do campo. O argentino mais recente conquista é a revista norte-americana Tempo . A publicação escolheu o atacante do Barça a apresentar em sua capa de fevereiro. A edição vai bater as arquibancadas em todo o mundo neste domingo, 29 de janeiro de retrato e Leo Messi terá na frente junto com o título: Rei Leo . De acordo com a Time, Lionel Messi é "o maior jogador do mundo" e talvez o "melhor de todos os tempos."

Esta é a primeira vez que um jogador de futebol solitário agracia a capa da revista. Outros atletas de nota que também apareceu na capa são Tiger Woods , Muhammad Ali , Bjön Borg e Michael Jordan , entre outros. Messi , com um armário de troféus lotado até a borda, continua coletando elogios.

Messi supera Pelé em ranking feito por famosa revista americana

Rei do Futebol ocupa apenas a quarta colocação da lista da 'Sports Illustrated', ficando atrás de Maradona e de Cruyff

Messi e Pelé na festa de gala da Fifa
A revista esportiva americana "Sports Illustrated" divulgou um ranking com os 100 melhores jogadores de futebol de todos os tempos, e Pelé não está no topo da lista. Na primeira posição aparece o argentino Messi, do Barcelona, seguido de Maradona e de Cruyff. O Rei do Futebol é apenas o quarto colocado.

Zico é o segundo brasileiro mais bem colocado no ranking, ocupando a 18ª posição. Logo atrás do ex-jogador do Flamengo está Ronaldo, na 19ª colocação.
Como foi feita a eleição

Foram reunidos 10 repórteres especializados em futebol da revista para fazer um "draft", onde após um sorteio, o primeiro sorteado escolhe o seu jogador preferido, que não poderá mais ser escolhido pelos outros votantes. Assim, o jornalista Raphael Honigstein escolheu Messi com a seguinte justificativa:

- Será que eu preciso explicar? O júri pode questionar se ele é o melhor de todos os tempos, mas já houve um "melhor jogador" quando se fala em atitude, altruísmo e ritmo de trabalho?

Segundo na lista, Ben Lyttleton escolheu Diego Maradona.

- O icônico meia liderou a Argentina na Copa de 1986 e teve sucesso na Espanha e na Itália, conquistando troféus com o Barcelona e com o Napoli. Controverso e ultrajante, mas também absolutamente brilhante, Diego continua sendo o melhor jogador de todos os tempos, e tem que ser a minha primeira escolha - justificou.

Jonathan Wilson ficou com Cruyff por considerá-lo o jogador mais inteligente de todos os tempos. Finalmente, Grant Wahl escolheu Pelé e questionou os colegas de trabalho.

- Alguém pode me dizer como o Maior de Todos os Tempos caiu para a 4ª colocação? Ele pode ser um figurante corporativo agora, mas Pelé foi o goleador mais implacável de todos os tempos e uma força da natureza que venceu por onde passou - concluiu.

Polêmicas entre Pelé e Messi

Pelé certamente discordará da eleição. Em entrevista recente, o ex-jogador do Santos enumerou alguns feitos que o argentino precisa alcançar para ser considerado o melhor do mundo.

- Quando Messi tiver marcado 1283 gols e ganhado três Copas, conversamos - disse Pelé, citando os próprios números em entrevista publicada pelo jornal "Le Monde".

Messi sempre classificou Maradona como o melhor de todos os tempos, chegando a afirmar que nunca tinha visto nenhum vídeo sobre Pelé e que não se importava com isso. Ao saber sobre as declarações do camisa 10 do Barça, o Rei do Futebol prometeu dar de presente o DVD do filme "Pelé eterno".

- Se ele realmente não viu, faço igual fiz uma vez com o Maradona: vou mandar o vídeo do "Pelé Eterno" e aí ele vai ver - brincou Pelé.

O jornal argentino "Olé" brincou com a situação após a bela atuação de Messi na vitória do Barcelona sobre o Santos na final do Mundial de Clubes. Em tom de ironia, o diário fez o seguinte questionamento a Pelé: "Te mandamos um vídeo?".

Confira o ranking com os 10 melhores e as posições dos jogadores brasileiros:

1 - Lionel Messi (ARG)
2 - Diego Maradona (ARG)
3 - Johann Cruyff (HOL)
4 - Pelé (BRA)
5 - Franz Beckenbauer (ALE)
6 - Lev Yashin (URSS)
7 - Michel Platini (FRA)
8 - Bobby Moore (ING)
9 - Zinedine Zidane (FRA)
10 - Ferenc Puskas (HUN)
18 - Zico (BRA)
19 - Ronaldo (BRA)
22 - Roberto Carlos (BRA)
24 - Ronaldinho (BRA)
28 - Garrincha (BRA)
29 - Carlos Alberto(BRA)
34 - Falcão (BRA)
40 - Romário (BRA)
45 - Nilton Santos (BRA)
57 - Cafu (BRA)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Barça leva sufoco do Real, mas garante empate e se classifica na Copa do Rei

Pedro e Daniel Alves marcam para o Barcelona, enquanto Benzema e Cristiano Ronaldo anotam para os eliminados merengues

A freguesia continua. Mas quase acabou. Jogando em casa, o Barcelona chegou a abrir 2 a 0 diante do Real Madrid, sofreu o empate, levou sufoco no fim, mas assegurou o 2 a 2 e se garantiu nas semifinais da Copa do Rei por ter vencido o jogo da ida por 2 a 1. Pedro e Daniel Alves, que anotou um golaço, marcaram para o clube catalão, enquanto Benzema e Cristiano Ronaldo anotaram para os merengues.

Na próxima fase, o Barça, que não perde em casa para o Real desde dezembro de 2007 e que só foi derrotado pelo time da capital uma única vez nos últimos nove encontros, vai encarar na semana que vem o vencedor do duelo entre Valencia e Levante (4 a 1 para o time de Jonas, Soldado e companhia na ida).

Barcelona comemora mais um resultado positivo diante do Real Madrid

Pepe é chamado de assassino


Pepe durante o aquecimento do Real

Antes do início da partida, o zagueiro Pepe, um dos personagens do confronto por conta do pisão que deu em Messi na partida de ida, foi “bem” recebido pelos torcedores do Barcelona. Sob os gritos de “assassino, assassino”, o defensor luso-brasileiro aquecia. Logo depois, ele cumprimentou Messi, com um aperto de mão protocolar e sem troca de olhares, é verdade. Diferentemente de Pep Guardiola e José Mourinho. Apesar de não se “bicarem” muito, os dois treinadores apertaram a mão de um modo mais amigável.

Com a mesma escalação inicial que venceu no Bernabéu na semana passada, o Barcelona começou levando logo um susto. Aos dez segundos, Daniel Alves tocou errado para Piqué. Higuaín roubou a bola e frente a frente com o goleiro Pinto, retribuiu o presente do brasileiro e chutou para fora. No banco de reservas, Mourinho não escondeu a insatisfação com o arremate errado do argentino.


Pressão merengue

O lance animou os madridistas que, na base da pressão, tentavam encurralar o Barcelona no campo de defesa. Aos seis, após bela troca de passes entre Kaká e Özil, o alemão tocou para Cristiano Ronaldo que chutou rente à trave catalã.

Aos dez, Kaká puxou contra-ataque rápido e rolou na medida para o atacante português que, mais uma vez, não conseguiu colocar a bola no fundo da rede e chutou em cima de Pinto.

Um tanto perplexo com a disposição do Real, o Barcelona só conseguiu dar seu primeiro chute aos 14, com Messi batendo de chapa para fora.

Kaká fez um bom primeiro tempo e até ajudou na marcação

Chiadeira do Real e bomba de Özil

Aos 18, o Real reclamou de um pênalti de Busquets quer teria cortado com o braço uma cabeçada de Pepe. No entanto, o árbitro ignorou a chiadeira merengue alegando que o meia do Barça estava com o braço colado no corpo.

Daniel Alves e CR7 na briga pela bola

Superior em campo, deixando inclusive a torcida do Barça calada em certos momentos, o Real Madrid seguia criando chances e, aos 24, a melhor delas. Özil rabiscou um marcador pelo lado direito e, de longe, soltou a bomba. Pinto fez golpe de vista e a bola explodiu no travessão. Na sequência, Pinto saiu jogando errado nos pés de Higuaín que, mais uma vez, mostrou que a pontaria anda ruim e desperdiçou mais uma oportunidade.

Messi acorda, e Barça enterra o Real

No entanto, como diz aquele velho ditado de “quem não faz...”. Aos 42, Messi pegou a bola quase na linha do meio de campo e partiu em direção à defesa do Real até que um ponto foi cercado por quatro jogadores. Gênio, e percebendo que todos os outros atletas do Barcelona ficaram desmarcados, o argentino rolou com carinho para Pedro, que entrara minutos antes no lugar do lesionado Iniesta, deslocar Casillas e abrir o placar.

Um minuto depois, Messi deu uma pancada em Pepe e levou amarelo. Já nos acréscimos da primeira etapa, Lass Diarra, que tinha cartão, deu o troco. O árbitro ignorou o lance e só marcou a falta na beira da grande área.

Mas o castigo veio em seguida: após o rebote da cobrança, Daniel Alves, sem deixar a bola cair, acertou um míssil no ângulo sem chances para Casillas. 2 a 0 com gosto de cal para o Real Madrid.




Daniel Alves comemora seu golaço diante do Real Madrid


Ritmo de treino

Na volta do intervalo, o Barcelona impôs seu ritmo e não deixava o Real ver a cor da bola. Aos oito, o Real até conseguiu descontar com Sergio Ramos. No entanto, o tento foi anulado corretamente por conta de um puxão do próprio Ramos em Daniel Alves.

A jogada não incomodou nada os torcedores culés que logo passaram a cantar músicas tirando sarro do Real e entoaram gritos de “olé” com os toques de Xavi, aniversariante do dia, Messi, Daniel Alves e companhia.


Benzema celebra primeiro gol do Real

No entanto, eles tiveram que engolir um belo gol de Cristiano Ronaldo aos 22. Após passe de Özil, o gajo passou no meio de Puyol e Abidal, driblou Pinto e tocou para o gol vazio.

Golaço de Benzema bota fogo no jogo

O tento animou os merengues que voltaram a pressionar o arquirrival e, três minutos depois, foram recompensados. Piqué saiu jogando errado na cabeça de Callejón e a bola sobrou para Benzema que entrara no lugar de Higuaín. O atacante francês dominou com estilo, deu um lindo lençol em Puyol – que ficou no chão – e chutou forte para empatar a partida.


O golaço de Benzema incendiou o Real que partiu forte em busca da “remontada” (virada, em espanhol). O Barcelona, por sua vez, sentiu o lance e passou errar passes que não costuma errar.

Disposto a manter a ótima escrita diante do Real, Guardiola sacou o atacante chileno Alexis Sánchez e colocou o volante argentino Mascherano para segurar o resultado. Enquanto isso, Mourinho, desesperado, deu uma de gandula para repor a bola rápido.

Nos minutos finais, Sergio Ramos pôs fim à reação do Real ao ser expulso após receber o segundo cartão amarelo por uma cotovelada em Busquets. Vendo que a eliminação era praticamente certa, os jogadores do Real começaram a distribuir pontapés e, por pouco, a partida não terminou em confusão.

Messi passou em branco na partida desta quarta-feira


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pelé elogia Messi, e diz que Barça de hoje lembra o Santos dos anos 60

Messi e Pelé no prêmio Bola de Ouro da FIFA

Depois de dar uma leve alfinetada em Lionel Messi na última semana, Pelé voltou a falar sobre o craque argentino e o Barcelona. Dessa vez, no entanto, demonstrando muita admiração tanto pelo jogador como pelo clube catalão. Segundo ele, "ver Messi em campo é uma alegria", ainda mais na equipe de Pep Guardiola, que faz com que o Rei do Futebol se recorde do Santos bicampeão mundial no início da década de 60.

Em entrevista publicada nesta terça-feira na revista francesa "France Football", Pelé só lamenta que a sua equipe tenha atuado em uma época tão distante da atual, o que faz com que ele seja, aos poucos, menos lembrada dos que os grandes times da era moderna do futebol.

- Havia uma época, há 15 ou 20 anos, na qual o futebol era mais defensivo. Mas a técnica continua sendo a mesma. Falamos do Barça de agora, mas nos lembramos menos do Santos dos anos 60, que era uma equipe fantástica que poderia ter dominado o mundo em circunstâncias similares - comentou o ex-jogador.


Pelé, que se comparou ao Beethoven da música ou ao Miguel Ángel da pintura, não entrou, no entanto, na comparação direta com o argentino Lionel Messi - como havia feito em declarações ao jornal "Le Monde" na última semana.

- É sempre difícil. Tenho muito respeito por ele, como tinha por Cruyff, Beckenbauer, Platiní... Mas cada um tem sua personalidade. Messi é um jogador fantástico. É uma verdadeira alegria vê-lo sobre o gramado. É o melhor? Não sei. Da mesma forma como não sei se podem compará-lo com Cristiano Ronaldo, que não tem o mesmo estilo. De toda forma, não haverá um novo Pelé. Meus pais fecharam a fábrica após meu nascimento - afirmou.


Perguntado sobre a grande evolução do futebol desde que ele abandonou os gramados em 1977, quando jogava no New York Cosmos, Pelé explicou que o esporte se tornou "mais físico, mais rápido", mas que ainda é importante "movimentar a bola", como faziam os brasileiros dos anos 70 ou a atual seleção da Alemanha, comandada por Joachim Löw.


Crise no Real: Mourinho teria dito que time 'amarela' contra o Barça

Jornais espanhois voltam a falar na saída do treinador do clube no meio do ano. Português teria desabafado com a equipe a caminho do Bernabéu

Mourinho está ficando sem alternativas no Real
Madrid

Apesar de os jogadores colocarem panos quentes na situação, o momento não é nada confortável para o técnico José Mourinho no Real Madrid. "O Especial" não está nem um pouco satisfeito com o rendimento de seus comandados nas partidas com o Barcelona. Freguês absoluto do maior rival nos últimos confrontos, o clube merengue segue líder do Campeonato Espanhol, mas apesar disso, sem paz. A torcida está cobrando, a diretoria busca explicações e o vestiário está dividido. Segundo apuração do jornal "Mundo Deportivo", para piorar, Mourinho já teria desabafado com amigos sobre a "apatia" de sua equipe.

O diário catalão revela que o treinador teria se irritado com a postura amedrontada de seu time no confronto contra o Barcelona, na última quarta-feira, pela Copa do Rei. O clima já teria esquentado no caminho para o Santiago Bernabéu, quando, segundo o MD, Mourinho teria tido acesso a uma mensagem de texto enviada por um jogador respondendo a um amigo qual seria a estratégia do Real para tentar segurar o Barcelona: 

"Com esta equipe? Só rezar". Enfurecido, o português teria dito que a mentalidade do time é de derrotados e que o fato de eles terem conquistado a Copa do Rei na última temporada, sobre o Barça, "foi um milagre".

De acordo com Luis Suárez, único espanhol a ganhar a Bola de Ouro, e que conhece Mourinho dos tempos de Inter de Milão, o português já está dando sinais de que não permanece no clube espanhol na próxima temporada - mesmo se conseguir conquistar o Campeonato Espanhol.

- Ele tem uma maneira de ser, de dizer as coisas, que faz com que ou as pessoas estejam com ele 100% ou então contra ele 200%. Faz parte de sua personalidade. Mas vendo o que aconteceu em Milão, acredito que ele já está também preparando sua saída do Real Madrid. Não sei como ele vai fazer isso, mas me dá a sensação de que uma mudança de ares virá em breve - afirmou, em entrevista ao jornal "Marca".

Há rumores, também, de que a própria diretoria do Real Madrid está irritada com a abordagem de Mourinho. O "Mundo Deportivo" revela que há conselheiros do clube se perguntando o motivo de Florentino Pérez, presidente do clube, permitir que o português faça o que quer no futebol. Afinal, Florentino não questionou Mourinho sobre a crise, mas foi pedir explicações de Sergio Ramos, que teria iniciado as discussões com o treinador após a partida contra o Barcelona.

Capello: "Ele não sabe como parar o Barcelona"

Quem também opinou sobre a situação de José Mourinho no Barcelona foi Fabio Capello, técnico da seleção da Inglaterra. Durante evento da Associação de Treinadores da Itália, o comandante do English Team falou sobre a Euro 2012, elogiando o futebol da seleção da Espanha, atual campeã do torneio e da Copa do Mundo, e usou o Real Madrid e o Barcelona como exemplo para sua análise.

- A Espanha é a principal candidata ao título. Nos enfrentamos em um amistoso e me impressionou sua capacidade de posse de bola. Muitos estão procurando um antídoto para isso, incluindo o Mourinho no Real Madrid como o Barcelona, mas não encontram - afirmou.

Além do técnico, os jogadores portugueses do Real Madrid, todos contratados por intermédio do empresário Jorge Mendes, que também agencia a carreira de José Mourinho, também estariam considerando deixar o clube no meio do ano. Afinal, os "privilégios", que segundo a imprensa da Espanha, eles têm, acabariam sem Mourinho. Até mesmo Cristiano Ronaldo, alvo antigo do Milan e do Manchester City, poderia estar de saída.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Messi elogia o Málaga, mas ressalta atitude vencedora do Barcelona

Argentino não faz alarde sobre mais um hat-trick e diz que importante era só conseguir mais uma vitória para seguir na cola do Real Madrid no Espanhol

Messi festeja mais um gol do Barcelona
No último final de semana, Lionel Messi marcou três gols e foi o grande destaque do Barcelona na goleada sobre o Málaga, por 4 a 1, pelo Campeonato Espanhol. Mas o hat-trick, para o argentino, foi o de menos. Humilde, o camisa 10 do Barça afirma que fundamental era conseguir um resultado positivo, independente de quem balançasse as redes.

Em entrevista ao "Canal +", La Pulga ressaltou que o adversário do confronto do último domingo não era um rival fácil de ser batido, ainda mais em seus domínios.

- O importante era ganhar, independente dos meus gols. Conseguismo fazer uma grande atuação contra um time muito forte. Estou feliz por tudo. Não é fácil jogar fora de casa. Todas as partidas são complicadas, mas quando se joga fora é ainda pior. Mas conseguismo fazer um ótimo segundo tempo e matar o jogo - afirmou.
Agora, o foco do argentino volta a ser sua vítima preferida: o Real Madrid. Na quarta-feira, o Barça enfrenta o grande rival em duelo pelas quartas de final da Copa do Rei. E Messi não quer nem pensar em cansaço para mais esta partida.

- Obviamente nos cansamos em todas as partidas. Mas estamos acostumados a jogar a cada três dias e esperamos nos recuperarmos bem para estarmos nas melhores condições para a partida contra o Real Madrid - completou
.
Na Copa do Rei, a vantagem é do Barça, que venceu o primeiro jogo, em Madri, por 2 a 1. Porém, no Espanhol, quem está na frente é o time da capital espanhola, com cinco pontos de vantagem. Messi, por sua vez, segue sua luta para quebrar um recorde atrás do outro. Ele já tem 36 gols em 30 jogos na temporada, sendo 22 no Campeonato Espanhol. No total, soma 216 pelo Barcelona, a apenas 19 de se tornar o maior artilheiro da história do clube.

Tamanho não é documento. Barça é o time mais ‘nanico’ da Europa

Pesquisa aponta que o FC Volyn Lutsk, da Ucrânia, é o que possui o elenco com maior média de altura no Velho Continente

Lionel Messi, com 1,69m, integra o time de
"nanicos" do Barcelona
Um estudo curioso divulgado nesta segunda-feira mostrou que, de fato, tamanho não é documento. Pelo menos no futebol. Campeão europeu e mundial, o Barcelona é a equipe mais “baixinha” no Velho Continente, com uma média de altura de 1,7748m segundo pesquisa do “CIES - Football Observatory”, uma empresa de estatística fundada em 2005 na Suíça.

Logo atrás do time de “nanicos” comandado por Messi, Xavi e Iniesta aparece o Bétis, também da Espanha, com 1,7779m, e o Concordia Chiajna, da Romênia, com 1,7825m.

Por outro lado, a equipe mais alta da Europa é o modesto FC Volyn Lutsk, da Ucrânia, com 1,8633m de média. E provando que tamanho não é mesmo documento, enquanto o Barça ganha vários títulos e é a equipe mais admirada no planeta, o Volyn nunca levantou um caneco sequer na primeira divisão e o atual 12º colocado no campeonato ucraniano.

Os ingleses do Stoke City (1,8633, obviamente ajudados por contarem no elenco com Peter Crouch, um grandalhão de dois metros) e os austríacos do SV Mattersburg (1,8604) ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O estudo corresponde aos primeiros meses da atual temporada, reunindo informações sobre idade, estatura e nacionalidade de 12.410 jogadores que jogam em 500 clubes de 33 ligas europeias.

Milan, o mais velho

Se o Barcelona foi apontado segundo o estudo como o time mais velho, o Milan, por sua vez, é o mais velho. Com média de idade de 30 anos, a equipe rossonera, que conta com veteranos como Zambrotta, Bonera, Seedorf e Nesta, está à frente do APOEL, do Chipre, e do Lazio, ambos com média de 29,70.
Já o UC Dublin AFC, da Irlanda, é o clube mais jovem da Europa, com uma média de idade de 20,94.

Show de Messi: craque faz três e lidera mais uma vitória do Barça

Antes de pegar o Real pela Copa do Rei, time vence Málaga por 4 a 1, mas vitória do rival sobre Bilbao mantém diferença de cinco pontos no Espanhol

Entre um clássico e outro, nova vitória do Barcelona com dia - muito - inspirado de Lionel Messi: autor de três gols, o argentino liderou o time de Pep Guardiola no 4 a 1 sobre o Málaga neste domingo, no estádio La Rosaleda, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Espanhol (adiada ano passado por causa da greve dos jogadores).

Agora, o Barça soma 44 pontos em segundo lugar, e chegou a ficar somente a dois a menos que o líder Real Madrid. Mas o rival também venceu seu jogo deste domingo por 4 a 1, contra o Athletic Bilbao, e voltou a abrir cinco pontos de frente na briga pela liderança. Individualmente, Messi também colocou pressão em Cristiano Ronaldo: o argentino chegou a 22 gols e se tornou o novo artilheiro da competição, com um a mais que o português, mas o gajo deu o troco, marcando dois gols e chegando a 23 pouco depois.

Na última quarta, o time catalão venceu o Real por 2 a 1, em Madri, de virada, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei. A volta será na próxima quarta no Camp Nou, valendo vaga na semifinal. Na temporada passada, os rivais decidiram o título e a equipe da capital levou a melhor (mas viu o Barça ser campeão europeu e espanhol).

Messi, três vezes melhor do mundo, balançou a rede três vezes contra o Málaga


Mais uma vez, Messi foi o melhor em campo no La Rosaleda. No primeiro tempo, o camisa 10 brilhou com dois passes perfeitos para Abidal e Sánchez, mas os companheiros desperdiçaram a chance. Aos 32, o argentino não desperdiçou: após cruzamento de Adriano pela esquerda, Messi subiu bem de cabeça, antes da marca de pênalti, e tocou no canto direito do goleiro Caballero.

No início da etapa final, a equipe de Guardiola chegou ao segundo gol. Depois de jogada bem trabalhada no ataque, Adriano cruzou da esquerda, Thiago Alcântara chutou para a defesa de Caballero, Sánchez aproveitou o rebote e fez 2 a 0.

Três minutos depois, Messi ampliou o placar em um "gol típico" de Messi: o Málaga errou a saída de bola, o camisa 10 arrancou, passou por três rivais e chutou de canhota do canto direito do goleiro.

Em busca da artilharia, o melhor do mundo quase fez mais um aos 28, quando cobrou falta no travessão (a bola ainda bateu nas costas de Caballero e saiu). O quarto do Barça - terceiro de Messi - saiu aos 36, em mais uma jogada com a marca do craque: Pedro rolou para o argentino no meio do campo, ele disparou em velocidade, deixou os marcadores para trás e deu um toque sutil para tirar de Caballero, já dentro da área. O Málaga ainda conseguiu descontar com Rondón já aos 40, aproveitando rebote de Victor Valdés, mas já era tarde para estragar o show de Messi.

Belletti relembra período no Barça e diz seu time foi melhor que o atual

Ex-lateral defende Ronaldinho Gaúcho em comparação a Messi: 'O Ronaldo teve adversários que fizeram engrandecer ainda mais o momento dele'

Belletti atuou ao lado de Ronaldinho
Atual campeão mundial, da Liga do Campeões e Espanhol, o Barcelona de Pep Guardiola vem encantando o mundo com o seu futebol ofensivo. Ex-jogador do clube na última década, o Belletti concorda com os elogios que o time está recebendo, mas faz ressalvas.


De acordo com o ex-jogador, o time espanhol teve uma equipe superior durante 2004 e 2007.

- Eu valorizo muito mais o time que eu joguei, principalmente pelos adversários que enfrentamos. Jogamos contra o Real Madrid de Zidane, Ronaldo e Figo, o Milan ,de Kaká, e o Liverpool em grande fase - disse o ex-jogador.


Durante o período como jogador do Barcelona, o ex-jogador Belletti conquistou dois campeonatos espanhóis (2004/06 e 2005/06), duas Supercopas da Espanha (2005 e 2006) e  uma Liga dos Campeões (2005/06). Comandado por Pep Guardiola, o clube chegou a marca de 13 títulos em 15 campeonatos disputados, incluindo dois títulos do Mundial de Clubes, duas edições da Liga dos Campeões da Europa e três conquistas nacionais.

Belletti fez questão de enaltecer os seus ex-companheiros. Questionado se Messi joga melhor do que Ronaldinho Gaúcho, ele não teve dúvidas e defendeu o brasileiro.

- O Ronaldo teve adversários que fizeram engrandecer ainda mais o momento dele, jogava contra Zidane, Figo. E ele me deu muitos títulos também. Já o Messi tem uma ajuda muito maior do time do Barcelona. Se fosse escolher entre o Ronaldinho daquela época e o Messi, eu escolheria o Gaúcho.

O ex-lateral, no entanto, reconheceu que, taticamente, a equipe de Lionel Messi, Xavi e Iniesta é taticamente superior.

- Nós jogávamos em um esquema bem definido, diferente do time de hoje. Agora, você não consegue saber como eles jogam. Algumas vezes parece que é um 3-7, com três zagueiros e sete jogadores rodando - concluiu.

Belletti marcou o gol do título do Barcelona na Liga dos Campeões em 2006

Maradona ataca Pelé após frase sobre Messi: 'Não faz nada há 20 anos'

Pibe volta a provocar brasileiro e diz que só vê o Rei em prêmios da Fifa, 'onde parece um boneco de controle remoto' de Joseph Blatter

Pelé deu a deixa, e Diego Maradona aproveitou. Após o Rei do Futebol dar declarações insinuando que Lionel Messi ainda tem que ganhar Copas do Mundo e marcar mais de 1.000 gols para ser considerado um dos maiores da história, o técnico do Al Wasl saiu em defesa do camisa 10 do Barcelona e atacou o brasileiro. Como sempre.

- Parece que a idade influi em algumas decisões dele. Mas não temos que culpá-lo. Há 20 anos que ele não faz nada. Não é visto nem no supermercado - disse o Pibe.

Na última sexta, o jornal francês "Le Monde" publicou uma entrevista com Pelé. Em uma pergunta sobre Messi, o Rei, de 71 anos, respondeu:

- Quando Messi tiver marcado 1.283 gols e ganhado três Copas, conversamos.

Crítico da Fifa e do presidente Joseph Blatter, Maradona aproveitou para provocar novamente Pelé sobre seu relacionamento com o suíço e a entidade:

- O único lugar onde podemos vê-lo atualmente é nas entregas de prêmios junto do presidente da Fifa, onde ele parece um boneco de controle remoto.

Maradona não perdeu a oportunidade de voltar a provocar Pelé

Médico do Barça diz que Messi ainda carrega marcas do pisão de Pepe


Irritado, Ricard Pruna comenta o episódio em coletiva de imprensa

Pisão de Pepe sobre a mão de Messi no duelo
entre Real e Barça
O pisão de Pepe sobre a mão de Lionel Messi, na última quarta-feira, na vitória do Barcelona sobre o Real Madrid por 2 a 1, pela Copa do Rei, ainda provoca muita insatisfação no clube catalão. Desta vez, o médico do Barça, Ricard Pruna, afirmou em uma coletiva de imprensa neste sábado que as marcas do pisão do zagueiro merengue no melhor jogador do mundo ainda são visíveis.

- Ainda podemos ver as marcas do pisão de Pepe na mão esquerda de Messi - disse o médico, irritado com o episódio.

Pruna também confirmou a ausência do zagueiro Fontas para o resto da temporada, devido uma lesão no joelho direito (uma ruptura dos ligamentos cruzados). Com muitas dores, o jogador de 22 anos deixou o campo no duelo entre Barcelona e Osasuna em 12 de janeiro. Agora, o atleta ficará afastado dos gramados por seis meses.

Messi nas ruas

Garoto-propaganda do novo game “Fifa Street”, Lionel Messi passeou por várias cidades do mundo fazendo embaixadinhas. Até em favela do Rio o camisa 10 do Barcelona deu uma canja. Pelo menos, sua versão virtual.

Rio de Janeiro






Buenos Aires









Londres







Nova York



Tóquio



Confira o vídeo oficial do lançamento do game:





sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A música que Guardiola não aguenta mais ouvir. Não é ‘Ai, se eu te pego’

Josep Guardiola recebeu o melhor presente possível pelo aniversário de 41 anos, nesta quarta-feira: uma vitória (mais uma) do Barcelona sobre o Real Madrid na casa do adversário, no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Rei. Festa, porém, ainda não houve, pois o treinador quer manter o time concentrado na partida de volta na semana que vem.

Se tivesse tempo para comemorar, Pep Guardiola talvez até entrasse no ritmo de “Ai, se eu te pego”, puxado por Daniel Alves e Abidal no gramado do Santiago Bernabéu após o francês marcar o segundo gol da equipe na vitória de virada por 2 a 1. No Barça, existe apenas uma música proibida. Um hit que já embalou as vitórias do time mas que Guardiola não aguenta mais ouvir. “Viva La Vida”, da banda inglesa Coldplay.

- Depois de tanto tempo ouvindo aquela música, eu cansei – confessou o treinador, em entrevista ao canal de TV sueco SVT (veja a entrevista aqui abaixo).



“Viva La Vida” foi a tilha sonora do Barcelona no ano mágico de 2009, em que a equipe conquistou todas as seis taças que disputou (Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa Europeia e Supercopa da Espanha). Mas Pep diz que a escolha não foi dele.

- Muitos jogadores e membros da comissão técnica são fãs do Coldplay. Então realmente ouviámos muito aquela música durante a temporada. Mas eu sou responsável por montar o time, a escolha da trilha sonora fica a cargo de outros – disse.

Em entrevista à SVT, o vocalista do Coldplay, Chris Martin, brincou que a banda era o segredo por trás do sucesso do Barcelona de Guardiola. Mas, em seguida, disse que qualquer barulho serviria para embalar o time catalão e usou um exemplo estranho.

- Claro que não. Eles são bons porque jogam um futebol fantástico. Eles poderiam escutar peido de baleia e ainda assim seriam fantásticos do mesmo jeito – disse Martin.

Fora a escolha flatulenta de Chris Martin, alguém tem ideia melhor para trilha sonora do Barça atual?

Rooney chama Pepe de idiota pelo Twitter

O atacante Wayne Rooney, do Manchester United, deu uma de comentarista nesta quarta-feira durante o superclássico entre Real Madrid e Barcelona. O jogador inglês ficou indignado com um pisão sem bola de Pepe na mão esquerda de Messi (assista no vídeo abaixo) e criticou duramente o luso-brasileiro.

- Pepe, que idiota. Às vezes tem gente que acaba com sua paciência – escreveu Rooney no Twitter.



Após o gol de Abidal, que garantiu a virada de 2 a 1 para o clube catalão, Rooney tirou sarro do defensor do Real que sequer recebeu amarelo pela jogada.

- Haha. Esse gol serve direitinho para o Pepe.

Jogadores do Barça celebram vitória no clássico com fotos no Twitter

Após mais uma vitória sobre o Real Madrid (a sétima nos últimos oito confrontos realizados em um período inferior a um ano), os jogadores do Barcelona celebraram o triunfo publicando fotos do vestiário no Twitter.

Thiago Alcântara, que ficou no banco de reservas e postou uma foto ao lado do goleiro Pinto e do lateral Daniel Alves, disse: “É incrível voltar a ganhar aqui (no Bernabéu)”.

Puyol postou uma foto ao lado do “grande irmão” Abidal. Ambos foram os autores dos gols do Barça.



Xavi paga cuecão após mais uma vitória do Barça diante do Real

Após a vitória no clássico diante do Real Madrid, os jogadores do Barcelona não deixaram de celebrar o triunfo apesar de estar ficando cada vez mais comum bater o arquirrival. E, no Twitter, os atletas culés não cansaram de postar fotos e dizeres elogiando uns aos outros. Mas, Às vezes, com fotos um pouco demais da conta como a abaixo…


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Após pisar em Messi, Pepe é criticado até pela imprensa de Madri: ‘Vergonhoso’

Jornais recordam que não é a primeira vez que zagueiro do Real comete um atitude agressiva

Messi leva pisão de Pepe em jogo da Copa do Rei

A imprensa madrilenha, geralmente fiel ao Real Madrid, criticou duramente nesta quinta-feira o zagueiro luso-brasileiro Pepe por ter pisado na mão de Lionel Messi durante a derrota para o Barcelona pelas quartas de final da Copa do Rei. A informação é da agência de notícias “Reuters”.

Um colunista do diário “Marca” escreveu que Pepe, que jogou improvisado no meio-campo, teve um comportamento "vergonhoso" e "intolerável". No “As”, outro colunista afirmou que o jogador merece ser punido e enfrentar a "condenação geral".


A reação teatral de Pepe após se enroscar com Cesc Fábregas no começo do segundo tempo, rolando no gramado com as mãos no rosto, também foi criticada.

"Violento, com excessiva agressão, encenando e muito longe do que deveria ser o comportamento de um jogador em uma partida de alto nível", descreveu o Marca.

"Além disso, seu problema é que ele é reincidente", lembrou o jornal, evocando um fato da temporada de 2008/09, quando ele foi suspenso por dez jogos após chutar um adversário caído no chão.

A vitória de 2 a 1 do Barcelona sobre o Real foi a nona do técnico Pep Guardiola em 13 "clássicos" disputados por ele desde 2008 contra o Real Madrid.

Jogadores do Barcelona se revoltam com pisão de Pepe em Messi

Depois de Rooney, Xavi, Puyol, Busquets e Iniesta se posicionam sobre polêmico lance da vitória do Barça sobre o Real Madrid na Copa do Rei

Messi leva pisão de Pepe em jogo da Copa do Rei

O pisão do zagueiro Pepe sobre a mão de Lionel Messi no clássico espanhol de quarta-feira continua repercutindo na Europa. Após a vitória do Barcelona sobre o Real Madrid por 2 a 1 pela Copa do Rei, os atletas do Barça reagiram contra a atitude do zagueiro luso-brasileiro.

Quando o polêmico lance aconteceu, o jogo estava empatado em 1 a 1, mas o Barcelona dominava o confronto. Os jogadores do Real começaram a perder a cabeça. Callejón derrubou Messi e foi advertido. Caído no chão após a pancada, o argentino levou o pisão de Pepe na mão esquerda. O árbitro Muñiz Fernández alegou que não viu e nada fez.

- Quando a bola não está em disputa, não é normal alguém reagir dessa forma. Alguém precisava vigiar isso - afirmou o capitão Puyol.

- Temos que eliminar essas ações do futebol. Uma coisa é entrar duro com a bola em jogo, e outra ações como esta - analisou Busquets.

- Cada um é responsável por suas ações. Porém, as pessoas querem ver o futebol bonito e não patadas - comentou Iniesta.

Barça não vai pedir punição a Pepe

Segundo o jornal “Marca”, o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, não vai pedir ao Comitê de Competição que estude uma possível sanção ao zagueiro Pepe apesar das reclamações dos jogadores.

No mesmo tom, o zagueiro Piqué afirmou:

- Não nos interessa entrar nessa polêmica de Pepe. Nós não temos um jogador como ele no nosso elenco.

Embalado por hit de Teló, Barcelona derrota Real de virada no Bernabéu

Merengues saem na frente com CR7, mas Puyol e Abidal garantem triunfo catalão na Copa do Rei. Lionel Messi leva pisão sem bola de Pepe

No dia internacional do riso, o torcedor do Barcelona voltou a gargalhar após mais um confronto com o Real Madrid. De virada, o time de Messi e companhia derrotou o arquirrival por 2 a 1 no jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei. Os gols do triunfo no Santiago Bernabéu foram anotados por Puyol e Abidal. O francês, ironicamente, celebrou o seu dançando o hit “Ai, se eu te pego” de Michel Teló que, na semana passada, visitou o CT do Real.

Responsável pela disseminação da música pelo mundo, Cristiano Ronaldo mostrou não ter “alergia” aos grandes jogos como disse um psicólogo na última terça-feira e, assim como na final da Copa do Rei da temporada vencida pelos merengues, fez o gol merengue (com uma ajudinha do goleiro Pinto, é verdade).

Com o resultado, o Barcelona joga por um empate na partida de volta, na próxima quarta-feira, no Camp Nou, para passar de fase.

"Ai, se eu te pego" embala comemoração de Abidal com Daniel Alves


Mourinho inova

Depois de fazer um treino na manhã do clássico e levar todo elenco para a concentração, o técnico José Mourinho surpreendeu novamente com a escalação do Real. O português barrou Özil e Marcelo e colocou em seus lugares, respectivamente, o volante Diarra e o compatriota Fabio Coentrão. Até aí, nada muito absurdo. Isso se não fosse a presença do meia turco-alemão Altintop, que pouco é aproveitado, na lateral direita.

Pelo lado do Barcelona, Pep Guardiola, aniversariante do dia (41 anos), manteve o de sempre. A única novidade foi a entrada do goleiro reserva Pinto, que sempre disputa os jogos da Copa do Rei, na vaga de Valdés.

CR7 abre o placar

Com essa formação diferente e três atacantes (Cristiano Ronaldo, Higuaín e Benzema), o Real começou melhor e, aos 11 minutos, abriu o placar. Benzema puxou contra-ataque e lançou na medida para Cristiano na ponta esquerda. O gajo pedalou sem muito estilo para cima de Piqué, mas o suficiente para, já dentro da área, arrumar espaço para um forte chute seco por baixo das pernas de Pinto, que acabou falhando.

Mourinho dá instruções ao seu time

O gol não abalou o Barcelona que, assim que deu a saída para o recomeço da partida, passou a encurralar o arquirrival. Aos 13, Messi, que completava 300 jogos com a camisa blaugrana, recebeu na esquerda e chutou rasteiro obrigando Casillas a fazer grande defesa. Na sequência, o camisa 1 contou com a sorte em uma cabeçada do chileno Alexis Sánchez que carimbou o travessão.

Aos 19, a primeira jogada mais ríspida da partida. Piqué e Pepe subiram para disputar uma bola aérea e o cotovelo do zagueiro catalão acabou sobrando no rosto do luso-brasileiro. Amarelo para o futuro marido de Shakira.

Piqué levou o primeiro amarelo da partida

Blitz catalã

Completamente retrancado e explorando esporádicos contragolpes sem muito sucesso, o Real viu o Barcelona aplicar uma verdadeira blitz, forçando o jogo principalmente no lado direito da defesa, que tinha o improvisado Altintop. Por ali, Messi, aos 25, voltou a obrigar Casillas a se esticar todo, e Iniesta, aos 29, perdeu uma chance incrível após tabelinha com Xavi e Sánchez.

Messi encara a marcação de Pepe

Feio ou não, o ferrolho de Mourinho saiu para o intervalo sem sofrer gol e com 100% de aproveitamento. Obviamente, não na posse de bola, que foi totalmente do Barcelona como sempre (66%), mas, sim, na eficácia dos arremates: um chute, um gol.

Puyol iguala

Na volta para o segundo tempo, o Real mal teve tempo para respirar e, aos três, sofreu o empate. Xavi cobrou escanteio da esquerda, Puyol se antecipou a Pepe e, de peixinho, estufou a rede.

Aos 12, o Real, que seguia vendo o Barcelona dominar a partida após o empate, conseguiu chegar com perigo pela segunda vez na partida. Lass Diarra lançou Altintop que cruzou para Benzema. O francês cabeceou com estilo, mas a bola caprichosamente acertou a trave e foi para fora.

Disposto a vencer em casa, Mourinho abandonou o sistema mais defensivo, sacando Diarra e Higuaín – que apesar da boa média de gols ao longo da temporada, não teve uma boa atuação – e colocando, respectivamente, Özil e Callejón.

Pepe dá pisão em Messi de propósito

Messi leva pisão de Pepe

No entanto, as mudanças não surtiram o efeito desejado. E vendo o Barcelona dominar amplamente o confronto, os jogadores do Real começaram a perder a cabeça. Primeiro, Sergio Ramos levou amarelo por uma falta sem bola em Sánchez. Depois, Callejón derrubou Messi e foi advertido.
Caído no chão após a pancada, o argentino ainda levou um pisão de Pepe na mão esquerda (veja aqui). A atitude revoltou os atletas do Barça, que pediram o vermelho. No entanto, o árbitro Muñiz Fernández alegou que não viu e nada fez.

Puyol comemora gol do Barcelona sobre o Real Madrid

Abidal vira e dança hit “Ai, se eu te pego”

E no meio de todo esse nervosismo, o Barcelona acabou conseguindo a virada aos 31. Messi deu lançamento primoroso para Abidal. O lateral francês, em condição legal apesar das reclamações merengues, dominou e chutou na saída de Casillas. Na comemoração, ao lado do brasileiro Daniel Alves, coreografia do hit “Ai, se eu te pego” de Michel Teló, que na semana passada visitara justamente o Real. Ironia do destino...
Com a vantagem, o Barcelona cozinhou a partida até o final e assegurou o resultado, fazendo a festa dos pouco mais de 500 torcedores culés que foram até Madri. Enquanto isso, o lado merengue vaiou o time.

"Ai, se eu te pego" embala comemoração de Abidal com Daniel Alves 

Barcelona supera Real Madrid nas casas de apostas

Messi e Cristiano Ronaldo dividem opiniões sobre quem marcará o primeiro gol do duelo desta quarta-feira, pela ida das quartas de final da Copa do Rei

Ronaldo e Messi: astros do clássico
Nas principais casas de apostas europeias, o Barcelona leva uma ligeira vantagem sobre o rival Real Madrid no confronto das quartas de final da Copa do Rei. Quem apostou que o Barça conseguirá a vaga nas semifinais ganhará € 1,62 (R$ 3,66) por cada euro investido. Quem escolher o Real, ganhará € 2,15 (R$ 4,16). Quanto maior o número de apostas em um clube ou jogador, menor o valor pago.

Para a partida de ida, que acontece nesta quarta-feira, em Madri, o placar mais escolhido foi o empate em 1 a 1, que paga € 7,5 (R$ 16,9) por euro apostado. Vitória por 2 a 1, tanto do Barça quanto do Real, rende o mesmo valor: € 11 (R$ 24,9).

No quesito gols, Messi e Cristiano Ronaldo dividem a preferência entre os que podem abrir o placar: € 5,5 (R$ 12,4). Higuaín é a terceira opção. Quem apostar no argentino, ganha € 11 (R$ 18,1) por euro investido. Entre os que podem marcar a qualquer momento do jogo, o camisa 10 do Barça vale € 2 (R$ 4,5), o português rende € 2,1 (4,7), e Benzema € 2,75 (R$ 6,2).

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

50 jogos seguidos sem perder, com Puyol em campo

O capitão virou talismã do Barça: 42 vitórias e 8 empates, com Puyol em campo


Com a vitória deste domingo contra o Real Betis , Carles Puyol leva sua série invicta para 50 jogos. A última derrota do capitão do Barça teve de suportar foi o jogo em 20 de abril de 2010 contra a Inter de Milão na Liga dos Campeões. 20 meses Após a derrota para o Inter e vencer hoje à noite contra o Betis (4-2), o Azulgranas ganharam um total de 42 jogos e amarrado oito nos últimos 50 jogos, com Puyol em campo. A corrida começou há 20 meses. Quando as linhas de Puyol com seus defensores companheiros do Azulgranas não perder. Aos 33 anos, e com sucesso superar a lesão que o manteve afastado de campo no ano passado, o capitão do Barça é uma parte integrante dos planos de Guardiola. 50 jogos sem perder, é reestruturação em garantia.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Barça sofre, mas derrota Bétis em casa com dois de Lionel Messi

Clube catalão faz 2 a 0, sofre o empate, mas consegue o triunfo após rival ficar com um homem a menos. Time sofre 1º gol em casa após quatro meses

Messi ergue a Bola de Ouro e é ovacionado pelos
torcedores culés antes da partida
Pela segunda rodada consecutiva o Barcelona sofreu na mão de um “mortal” no Campeonato Espanhol. Mas, ao contrário da semana passada quando tropeçou diante do Espanyol, o poderoso clube catalão evitou a zebra neste domingo e derrotou o Bétis por 4 a 2 em jogo válido pela 19ª rodada da competição.

O chileno Alexis Sánchez foi o destaque da partida, anotando o gol que tirou o Barça do sufoco quando a partida estava 2 a 2 – sendo que os culés saíram na frente abrindo 2 a 0 e só conseguiram o terceiro quando o rival tinha um homem a menos – e participando efetivamente de dois tentos marcados por Xavi e Messi. O argentino, que antes da partida mostrou para torcida a Bola de Ouro conquistada na última segunda-feira de melhor jogador do mundo, ainda fez mais um, de pênalti. Roque Santa Cruz e Castro descontaram para o time de Sevilha.

Com o resultado, o Barcelona chegou aos 41 pontos e segue na segunda colocação atrás do Real Madrid (46). Os merengues, por sinal, são os próximos adversários do time de Guardiola, na quarta-feira, pela Copa do Rei.

Jogadores do Barcelona comemoram gol de Xavi, que completou 400 jogos pelo clube

Bétis assusta, mas leva gol

Apesar de atuar em pleno Camp Nou, o Bétis começou assustando e obrigou o goleiro catalão Victor Valdés a fazer, pelo menos, duas boas defesas. No entanto, Barcelona é Barcelona. Aos dez minutos, Fábregas chutou na trave após passe milimétrico do chileno Alexis Sánchez. No rebote, Xavi, oportunista e que completava 400 jogos com a camisa blaugrana, só teve o trabalho de colocar no fundo das redes. Festa do atacante David Villa que, se recuperando de lesão, assistia ao jogo das tribunas.

O tento abalou o time de Sevilha que, dois minutos depois, viu o Barcelona entrar tabelando e ampliar com Messi em uma assistência de Sánchez.

Messi anotou dois gols no jogo
Mas, aos poucos, o Bétis voltou ao ritmo do começo da partida e, aos 31, após belo passe de Molina , o atacante Rubén Castro tocou sem chances para Valdés que, desde 13 de setembro do ano passado não sofria um gol em casa - o último fora de Thiago Silva para o Milan no empate de 2 a 2 diante dos italianos pela Liga dos Campeões.

Bétis “domina” o jogo

Prova que o Bétis conseguia, de certa forma, complicar a vida do Barça foi a posse de bola no primeiro tempo acostumado a ter, em média, 70%, o Barcelona “só” conseguiu ficar com a pelota durante 59% da etapa inicial.

E na volta do intervalo, esse “domínio” do Bétis deu resultado. Logo aos seis, com um belo chute fora da área, o paraguaio Roque Santa Cruz igualou o placar no Camp Nou.
Perplexo com a ousadia do “David” Bétis, o “Golias” Barcelona partiu para cima do rival e viu sua missão ficar facilitada com a expulsão do zagueiro Mario, aos 25, após levar o segundo cartão amarelo por uma falta em Messi.

Xavi abriu o placar no Camp Nou

Barça pressiona e marca

Bravo e corajoso, o Bétis suava a camisa para conter as investidas do Barcelona que, de minuto em minuto, criava oportunidades claras de gol.

Mas, aos 30, não teve jeito. O chileno Sánchez recebeu bola maravilhosa de Xavi, driblou Nacho e chutou forte no canto. O goleiro Casto ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o terceiro gol do Barça.


Depois de tirar a corda do pescoço, o Barça voltou a jogar com tranquilidade e fez mais um com Lionel Messi, de pênalti, aos 41.

Alexis Sánchez foi um dos destaques do Barcelona